Quanto custa seus sonhos? Ou a sua liberdade? Ou então… A sua vida? Quanto? Você consegue pensar num valor? Como todos são ideias um tanto quanto abstratas, é difícil se agregar um valor monetário… Afinal de contas, nossa liberdade e vida não tem preço… Mas, enquanto aos sonhos? Eles podem ter preço? Se você considera um objeto que possui determinado valor, então sim, seu sonho pode ter um preço. Como uma casa própria, um carro, eles são o sonho de muita gente e possuem valores…
Os meus sonhos, não creio que eles venham valer muito dinheiro, afinal, seria uma realização pessoal. Então meu sonho não possui valor para os outros, apenas para mim. O mesmo vale para minha liberdade e, acredito eu, a sua também. Já pensou naqueles casamentos por interesse, financeiro bem obviamente, é a compra da liberdade de alguém? Um dos lados é “comprado” para permanecer do lado de alguém por um determinado valor… Imagina então aqueles que são “vendidos” por conta de dividas! Ah esse tipo de coisa parece tão surreal, para alguns, hoje em dia… Pena que ainda acontece e ninguém fica sabendo disso… Mas acontece… Por isso eu penso, se nossa liberdade possui um preço. Acredito que depende de vários fatores, o que nos leva a pensar que de alguma forma, somos “vendidos” para algo ou alguém, apenas não temos consciência disso na maioria das vezes…
Pense bem, a saúde é vendida: hospitais particulares e planos de saúde; diversão é vendida: pagar para ir em lugares como cinema, brinquedos etc; conhecimento é vendido: escolas particulares… Tudo é vendido hoje em dia, até mesmo a ideia de beleza e a de liberdade… Para você ser “livre” é preciso ser estável financeiramente, ou seja tem que trabalhar para alguém, com isso poderá obter seu carro/moto e uma casa, que terá de comprar de alguém também… Será que nossos sonhos e a liberdade são realmente nossas? Ou foi o plano de alguém para lucrar as nossas custas? O mundo se tornou tão ganancioso… Se bem que… Quando ele não foi assim?